Marketing Digital para o Turismo

Curso Gratuito de Marketing Digital Para o Turismo

Este curso de marketing digital foi desenvolvido especialmente para o setor de turismo.

Faça Agora Sua Inscrição!

Apresentação

O Curso de Marketing Digital para Turismo tem como objetivo capacitar os profissionais da cadeia produtiva de Belo Horizonte, orientando empreendedores, guias, receptivos, profissionais de hotéis, de bares e de restaurantes, quanto a melhor forma de usar o marketing digital para divulgar seu negócio.

O curso é composto por 10 módulos + capítulo especial + 3 bônus. Um conteúdo rico elaborado por profissionais que trabalham na área de marketing e de turismo há mais de 15 anos, tanto no setor público quanto no privado.

A Quem se Destina

Profissionais da cadeia produtiva do Turismo de Belo Horizonte:

  • Hotéis e pousadas
  • Bares e restaurantes
  • Agências de viagens, receptivos turísticos, operadoras

Objetivos

  • Oferecer conhecimento para profissionais do setor
  • Mostrar que é possível fazer marketing digital mesmo com equipe reduzida e pouco recurso financeiro
  • Apresentar ferramentas que facilitem o dia a dia do negócio
  • Apresentar o passo a passo a ser seguido para conseguir atingir os objetivos
  • Atrair mais turistas para a cidade e para o negócio, a partir da melhora da divulgação

Programa

Inbound Marketing

  • O que é
  • Por que fazer
  • Como fazer
  • O que fazer

Blog

  • Por que ter
  • O que postar
  • Quando postar
  • Qual plataforma usar
  • Temas gratuitos e pagos
  • Registro de domínio
  • Hospedagem do blog

Mídias Sociais

  • Preciso estar em todas as redes
  • Como saber onde está meu público
  • Call to Actions (CTAs)
  • Instagram: bio, destaques, feed, story, reels, sorteio
  • Facebook: bio, capa, feed, story, grupos
  • Youtube: vídeos públicos, playlists, descrição, tags, capas

Produção de Conteúdo

  • Por que investir em marketing de conteúdo
  • Tipos de conteúdo: texto, foto, vídeo, peça, GIF, listas, infográficos, quiz, mapas, guias, ebooks
  • Como reaproveitar o conteúdo que já tenho
  • Como pesquisar palavra chave
  • Consistência: que dia e que horas postar

Textos

  • Definindo pautas: como descobrir o que o público quer ler
  • Onde buscar inspirações: sites que falam sobre temas parecidos
  • Qual o tamanho do texto: quantos parágrafos devo escrever
  • Escaneabilidade: como deixar o texto mais fácil de ler
  • Títulos atrativos: como fazer o leitor clicar no seu link para ler o texto
  • URLS: indexamento no Google

Fotos

  • Composição
  • Planos
  • Foco
  • Luz
  • Equipamentos
  • Edição
  • Tamanho e peso
  • Como nomear os arquivos

Vídeos

  • Por que gravar vídeos
  • O que mostrar nos vídeos
  • Como fazer o roteiro
  • Quais cenas gravar
  • Como editar as imagens
  • Trilha sonora
  • Títulos e legendas
  • Formatos de vídeo: story, reels, youtube
  • Onde publicar o vídeo: youtube, instagram, blog

Ferramentas

  • Canva: como criar peças gráficas
  • MLabs: como agendar posts
  • Photoshop: edição de fotos
  • Final Cut: edição de vídeos
  • Lead Lovers: email marketing

Divulgação do Conteúdo

  • Anúncios no Google, no Instagram, no Facebook e no Youtube
  • Grupos facebook: como descobrir grupos para divulgar seu negócio
  • Listas de transmissão WhatsApp / Telegram: como criar listas para divulgar seu negócio
  • Influenciadores digitais
  • Veículos especializados
  • Sites governamentais
  • Assessoria de imprensa

Turismo

  • Como aplicar o que aprendi para o meu negócio
  • Como o turista vai te achar
  • O que o turista quer saber sobre seu negócio
  • Como o turista decide para onde viajar
  • O que devo fazer para atrair clientes na baixa temporada
  • Como usar o marketing digital para fidelizar o turista

Especial: Branding

  • Nome: a importância do nome para o sucesso do negócio
  • Logo: como os clientes te enxergam
  • Identidade visual: como manter a harmonia
  • Fonte e cor: como estes elementos remeterão a sua marca
  • Tom de Voz: como usar a linguagem da sua persona

Bônus

  • Calendário editorial blog
  • Guia de modelos de posts para as mídias sociais
  • Kit de ferramentas mais utilizadas

Professores

Luana Bastos

Luana Bastos é jornalista especializada em marketing digital: Inbound, Automação, Conteúdo para web, Persona, Copywriting, Escaneabilidade, Storytelling, Copidesque, Link building, CTAs, Funil de vendas, Landing pages, Leads, Fluxo de emails, Blogs, Ebooks, SEO, Palavras-chave, Adwords, Analytics, Search Console, Facebook, Instagram, Youtube, Fotos, Vídeos.
Com 15 anos de experiência no mercado, já prestou serviços de marketing digital, produção de conteúdo, assessoria de imprensa, relações públicas, branding, publicidade, produção de eventos, entre outros, para mais de 70 empresas, entre elas as gigantes do setor de turismo: Trivago, Expedia e Accor.

Trabalhou na Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais e na Primeiro Plano Comunicação. E Atualmente atua no Turismo de Minas, na Lugares Viagens, e na Travessia Cidadania.

Cristiano Lopes

O professor, consultor e palestrante Cristiano Lopes é colunista empreendedorismo do jornal Hoje em Dia e de turismo da rádio 98FM, professor da Fundação Dom Cabral e palestrante. Já fez mais de 1.700 palestras em 23 estados brasileiros e participa da Feira Nacional Retail Federation (NRF), em Nova Iorque, fazendo cobertura especial para a rádio CDL FM. Foi coordenador do curso de turismo do Centro Universitário Newton Paiva e coordenador da área de turismo do Senac Minas.

Marden Couto

Marden é fotógrafo, jornalista e administrador, com especializações em turismo, comunicação e marketing. É co-fundador do Turismo de Minas, jornal impresso, que circulou, mensalmente, entre 2005 e 2015 e hoje é o principal site com informações de viagens sobre Minas Gerais. Trabalhou na Belotur – Empresa de Turismo de Belo Horizonte. Já colaborou na coluna Pela Cidade, do Jornal Hoje em Dia, e foi colunista do caderno de turismo do Jornal Estado de Minas. Atualmente é colunista de turismo na revista Viver Brasil. Foi co-realizador do Minas Bier Fest – 1º Festival de Cervejas Artesanais Mineiras. Promove o Concurso Fotográfico Fotografe Minas e já foi jurado de diversos concursos fotográficos promovidos pelo Sesc/MG e pelo Senac/MG. Idealizou a campanha #VEMPRABH para divulgar a retomada do turismo e fomentar a cadeia produtiva do setor em Belo Horizonte.

Isabella Ricci

Isabella Ricci do Espírito Santo é turismóloga (Centro Universitário Newton Paiva). É produtora de conteúdo na área de planejamento, gestão e marketing turístico e fundadora da Contentur – Gestão, Conteúdo e Marketing Turístico. Assina, semanalmente, a coluna de turismo do jornal Estado de Minas. É consultora e palestrante em diversos temas relacionados ao turismo, desenvolvendo projetos de turismo para grandes empresas e para o setor público. Foi diretora executiva da Associação do Circuito Turístico do Ouro por 11 anos e durante sua gestão a entidade foi premiada pelo Ministério do Turismo, no Prêmio Roteiros do Brasil como melhor “Planejamento e Gestão Regional”. Atualmente é também consultora de turismo do Instituto Yara Tupynambá e parceira da Polícia Militar de Minas Gerais, através do programa Expresso PMMG.

Jeff Bastos

Jeff Bastos é formado em Designer Gráfico pela UEMG e em Gestão e Desenvolvimento Web pelo UNI-BH, e pós-graduação em Marketing Digital, pelo UNI-BH, além possuir Certificação em Google Ads e em Google Analytics. Tem mais de 20 anos de experiência profissional no meio digital. Participou da construção do primeiro portal na internet da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), pela Prodabel, onde foi gerente do setor de ações em Governo e Planejamento. Foi sócio fundador da agência de comunicação digital Feira Modderna e, em 2019, fundou a Áton Inteligência Digital.

Local

Hotel Novotel BH Savassi

Av. do Contorno, 6583 – Savassi, Belo Horizonte/MG