Me mudei para Portugal há dois meses, em março de de 2022, no início da primavera. Sempre fui muito alérgica, a poeira, mofo, lã, cigarro, pelo de animal e por ai vai. Na infância fiz um longo tratamento com vacinas, tomava toda semana, durante uns dois anos.

Há uns 10 dias minha alergia começou aqui, garganta arranhando, nariz escorrendo, espirros, tosse e eu sem saber o por que, pois não havia feito nada diferente. Foi ai que li nos noticiários que os índices de pólen no ar estavam elevadíssimos, por causa da primavera. Só podia ser isso.

Tomei todo estoque de antialérgico, paracetamol e coristina que tinha trazido do Brasil e não adiantou. Fui na farmácia e a atendente me recomentou um antialérgico, mas também não fez muito efeito. Foi então, que uns 10 dias depois, resolvi ir ao posto de saúde.

CADASTRO UTENTE

Quando fiz minha residência levei meu documento, junto com meu PB4, ao posto de saúde do bairro onde moro, Pinhal Novo, que pertence a cidade de Palmela. Eles fizeram meu registro e me deram um número de utente, que devo apresentar toda vez que precisar ser atendida.

Aqui eles atendem as consultas abertas, que são tipo as emergências, para quem chega precisando de atendimento no próprio dia, e também as consultas agendadas, para quem marcou com antecedência. 

As consultas são gratuitas, e se você precisar fazer algum exame, os exames também são gratuitos. 

CONSULTA ABERTA

Para consulta aberta eles atendem somente 10 pessoas por dia. As senhas são distribuídas às 14 horas, por ordem de chegada, então é melhor chegar cedo para garantir. Eu cheguei às 13h40 e fui a oitava.

Fui atendida às 16 horas, depois de mais de 2 horas de espera. A consulta foi rápida, cerca de 10 minutos, a médica me examinou, garganta e nariz com lanterna e escutou meu pulmão na frente e atrás com o estetoscópio.

RECEITA

Depois disso me deu uma receita, com três remédios, antibiótico, paracetamol e spray nasal. Eu já estava tomando um antialérgico, que ela disse para continuar.

Achei legal que a receita é toda digital, vem com código de barras e qr code para a farmácia ler. Vem também com o preço médio dos remédios. Ela me entregou impressa, mas assim que sai do consultório a receita já tinha chegado no meu email e por mensagem no meu celular. O Sistema Nacional de Saúde (SNS) é todo integrado e digitalizado.

FARMÁCIA

Fui a farmácia comprar os remédios, a moça leu o código de barras, e me vendeu os remédios. Eles tem um controle grande da saúde dos cidadãos, fica tudo registrado, consultas, exames, remédios…

Achei os preços dos remédios bons, se comparados com o Brasil:

Amoxicilina, com 16 comprimidos = 2,78

Paracetamol, com 18 comprimidos = 1,79

Cetirizina, com 20 comprimidos = 2,95

Budesonida Aeromax Nasal = 7,84

Comecei a tomar os remédios e espero que eu melhore logo. Decidi contar isso aqui, pois sei que muita gente tem curiosidade para saber como funciona o sistema de saúde em Portugal e como são os preços dos remédios.

O que você achou do atendimento que tive? Já precisou de atendimento aqui em Portugal? Como foi sua experiência? Me conta aqui nos comentários.