Descubra o que visitar em Alfama, que já foi o bairro mais valorizado de Lisboa, na época dos mouros (final do século X e início do século XI). São muitas ladeiras e escadarias que revelam um belíssimo patrimônio histórico.

Casinhas coloridas, roupas secando no varal, igrejas, museus, lojas, restaurantes, mirantes, feira, castelo e bondes subindo e descendo compõem o cotidiano do local.

Junte a isso, turistas vindos de tudo enquanto é lugar do mundo, perambulando pela bairro atrás do melhor clique. Esta é a atmosfera de Alfama!

alfama-o-que-visitar

O que visitar em Alfama, Lisboa, além do Castelo de São Jorge:

1. Casa dos Bicos

A Casa dos Bicos se destaca na paisagem com esta fachada salpicada de pedras em formato de diamante (os bicos). Ela foi construída em 1523 por Brás de Albuquerque, filho ilegítimo de Afonso, vice-rei da Índia. Atualmente abriga a Fundação José Saramago e tem exposição permanente dedicada ao escritor ganhador do Nobel. Esporadicamente recebe concertos e debates.

2. Igreja de Santa Engrácia

Ficamos boquiabertos com a grandeza da Igreja de Santa Engrácia. Lá debaixo já avistamos a cúpula, mas quando chegamos perto, ela pareceu ainda maior. A igreja é datada de 1682 e tem o interior revestido de mármore colorido. O elevador que vai até o domo oferece uma vista 360 graus de Lisboa. O lugar é conhecido também como Panteão Nacional e tem monumentos fúnebres em homenagem a Vasco da Gama e a Henrique, o Navegador. A fadista Amália Rodrigues está enterrada lá.

3. Feira da Ladra

Às terças e aos sábados, dezenas de barraquinhas ocupam as ruas de Alfama, com a famosa Feira da Ladra. Tem de tudo, desde lindos pratos de cerâmica e estilosas bandejas de azulejo, até CDs e roupas usadas. É divertido andar pelas tendas e descobrir as quinquilharias…rsss.

alfama-o-que-visitar

4. Museu do Fado, em Alfama

O gênero musical mais popular de Portugal tem um museu para chamar de seu, e ele fica em Alfama, que é o berço do fado. A mostra permanente traça a história do fado desde seu surgimento, no século XIX, até os dias atuais. Divas como Maria Severa, Amália Rodrigues e Mariza tem destaque no museu. Exposições temporárias abordam outros ritmos musicais, e de vez em quando rola uma apresentação de fado.

alfama-o-que-visitar

5. Miradouro da Graça

Esta vista linda é do Miradouro da Graça, ponto mais alto que fomos durante nosso passeio por Alfama. Ele fica na frente da Igreja da Graça, e para nossa surpresa estava cheio de mesas e cadeiras espalhadas pela calçada, com o pessoal tomando uma. O Largo da Graça é a coisa mais fofa, com banquinhos ao redor do chafariz. No entorno, há diversos barzinhos com mesas ao ar livre.

6. Sé de Lisboa

Datada de 1150, a Sé de Lisboa foi construída por Afonso Henriques para o primeiro bispo da cidade, Gilberto de Hastings. Ela passou por quatro terremotos e foi sendo reconstruída ao longo do tempo. Os campanários gêmeos e a rosácea dão um tom robusto/romântico para o edifício. Santo Antônio foi batizado lá, em 1195. E os restos mortais de São Vicente, trazidos para Lisboa em 1173, também estão lá.

alfama-o-que-visitar

7. Museu Militar

O Museu Militar fica em um local onde existia uma fundição de canhões e um depósito de armas no século XVI. Armas, uniformes, documentos históricos, canhões e até a carreta que transportou o Arco do Triunfo para a Rua Augusta fazem parte da exposição. No pátio, painéis de azulejo contam a história de Portugal, da Reconquista Cristã até à Primeira Guerra Mundial.

8. Igreja de Santo Antônio

Este painel com pedidos para Santo Antônio enfeita a entrada do museu dedicado ao casamenteiro. Ele está ao lado da igreja dedicada ao santo, onde se acredita que ficava a casa que ele nasceu. Tradicionalmente, jovens casais visitam a igreja no dia de seu casamento, deixam flores e pedem bençãos. O lugar é frequentado também pelas encalhadas, que estão à procura de um marido.

alfama-o-que-visitar

9. Miradouro de Santa Luzia, em Alfama

O Miradouro de Santa Luzia é um dos cantinhos mais instagramáveis de Lisboa. O terraço ao lado da igreja descortina uma bela vista para Alfama e para o Tejo. O pergolado coberto de flores e os banquinhos de azulejo compõem a foto perfeita!

alfama-o-que-visitar

10. Igreja de São Vicente de Fora

Em 1173 São Vicente foi proclamado santo padroeiro de Lisboa e seus restos mortais trazidos do Algarve para uma igreja que ficava neste mesmo lugar. A imponente Igreja de São Vicente de Fora, terminada em 1627, abriga os túmulos de todos os reis e rainhas de Portugal, com exceção de Maria I e Pedro IV. Em anexo a igreja está o antigo mosteiro agostiniano, famoso por seus azulejos do século XVIII.

alfama-o-que-visitar

11. Museu de Artes Decorativas Portuguesas

O Palácio Azurara, datado do século XVII, abriga o acervo de móveis, tecidos, prataria e cerâmicas do banqueiro Ricardo do Espírito Santo e Silva. Os cômodos do Museu de Artes Decorativas Portuguesas conservam alguns painéis azulejados e parte do teto original da mansão. Pratas e porcelanas chinesas do séculos XVIII são os destaques. Em anexo fica uma oficina, onde artesãos preservam as técnicas tradicionais de marcenaria, douração, encadernação, entre outras artes antigas. 

Gostou das nossas dicas sobre o que visitar em Alfama? Qual seu lugar preferido da região? Conta pra gente aqui nos comentários!

Mapa do que visitar em Alfama

Onde se hospedar em Lisboa

Veja opções de hotéis, valores de diárias e faça sua reserva aqui

Booking.com

Voo Belo Horizonte x Lisboa

A TAP completou este ano 77 anos de fundação. A companhia aérea atua em BH desde 2008 e atualmente tem seis voos semanais partindo da capital mineira. O voo é em um super confortável Airbus A330neo, com capacidade para 298 passageiros, sendo 34 na classe executiva e 264 na classe econômica. A viagem dura 9 horas e a passagem custa a partir de 1.200 dólares. Mais informações: www.flytap.com 

Passeio realizado por Luana Bastos e Marden Couto em abril de 2022.

Mais destinos pela Europa