Datada do século IX, Madri é a capital e a maior cidade da Espanha. Banhada pelo rio Manzanares, a temperatura da cidade varia entre 10º C e 20º C durante todo o ano. As geadas são frequentes, mas a neve é rara. Sob o regime de monarquia constitucional, a cidade possui mais de 3 milhões de habitantes e o setor de serviços representa 85% da economia madrilenha.

A pulsante capital espanhola reúne o moderno e o tradicional com museus, praças, palácios, igrejas, touradas, restaurantes, entre outros atrativos. Com arquitetura arrojada, a cidade tem uma vasta e completa rede de transportes, com metrô, comboios (trem de alta velocidade) e ônibus.

A culinária local é de dar água na boca e reúne delícias como embutidos, frutos do mar e os vinhos tempranillo. Você não pode deixar de comer o “mixto con huevos” e churros no café da manhã e provar os sanduíches em um dos diversos estabelecimentos conhecidos por “Museo do Jamón”.

Outra atração à parte é a sensual dança flamenca (Patrimônio Imaterial da Humanidade), apresentada em casas especializadas e em praticamente todos os restaurantes da cidade. Uma noite ao som das castanholas não pode ficar de fora da programação!

O que fazer em Madri?

1 – Palácio Real

O Palácio Real de Madri é a residência oficial do Rei de Espanha. Com uma área de 135 mil m² e 4.318 quartos, é o maior palácio real da Europa. Em estilo barroco e neoclássico, possui estuques folheados a ouro, cortinados de seda, afrescos, lustres de cristal, adornos, tapeçarias, esculturas, porcelanas, mobiliário de época e pinturas valiosas. Na parte externa os Jardins de Sabatini e o Campo del Moro merecem contemplação.

2 – Plaza de España

A Plaza de España é uma das mais importantes de Madri, na qual se encontram os primeiros arranha céus madrilenhos, como o Edifício Espanha e a Torre de Madri. No centro encontra-se um conjunto de esculturas que homenageia o escritor Miguel de Cervantes, com seus famosos personagens: Dom Quixote, Sancho Pança e Dulcinéia del Tobosco.

3 – Puerta del Sol

A praça Puerta del Sol é um dos locais mais famosos e concorridos de Madri, pois é lá que se encontra o marco zero das estradas espanholas, e também o relógio que faz tradicionalmente a contagem regressiva para a entrada do novo ano no dia 31 de dezembro.

4 – Plaza Mayor

A Plaza Mayor é um dos locais mais emblemáticos de Madri. Situada no centro comercial da cidade, o acesso se dá por um de seus nove pórticos. De planta retangular, a praça é completamente rodeada por edifícios de três andares que abrigam lojas, bares e restaurantes. No centro da praça está a estátua de Filipe III e em volta pintores de rua imprimem ao local um ar boêmio e romântico.

5 – Gran Vía

A Gran Vía é uma importante área comercial, turística e de lazer. Começa na Rua de Alcalá e termina na Praça de Espanha. Nela ficam as lojas de grife, cinemas, bares, restaurantes e os variados teatros para musicais, o que a faz ser conhecida como a “Broadway Madrilenha”.

6 – Catedral de Almudena

A majestosa catedral tem 102 metros de comprimento e 73 metros de altura. Sede episcopal de Madri, sua arquitetura é uma mistura dos estilos neoclássico (exterior), neogótico (interior) e neorromântico (cripta). Construída ao lado do Palácio Real, a catedral tem orientação norte-sul diferentemente das demais igrejas que se orientam no sentido leste-oeste.

7 – Mercado de San Miguel

Construído com ferro e vidro o mercado é um convite à culinária local. Vale a pena perambular pelas bancas de frutas, verduras, legumes, pescados, queijos, vinhos e se deliciar com as tapas, as paellas e a sangria.

8 – Parque del Retiro

Em uma área de 118 hectares no centro da cidade está o Parque del Retiro. Para quem gosta de natureza, esse refúgio tem atrações como passeio de barco pelo lago, caminhadas por entre os jardins, um imenso roseiral com mais de quatro mil pés, fontes e galeria de arte.

9 – Estádio Santiago Bernabéu / Real Madrid

O Estádio Santiago Bernabéu é o templo do futebol do Real Madrid. Com capacidade para 80 mil espectadores, em 2003, o Santiago Bernabéu foi denominado pela União das Associações Europeias de Futebol (UEFA) como Estádio categoria 5 estrelas. O passeio inclui vista panorâmica e visita à sala de troféus, ao banco de reservas, ao túnel de entrada e a sala de imprensa, terminando na loja oficial do time.

10 – Museo Nacional del Prado

O Museo del Prado é um dos mais importantes museus do mundo tanto pela quantidade quanto pela variedade do acervo. Sua coleção, centrada na época anterior ao século XX, destaca as artes flamenca, italiana, alemã, francesa e inglesa. Existe também no museu um importante conjunto de esculturas, desenhos, moedas e medalhas.

Botín: o restaurante mais antigo do mundo

Segundo o Livro dos Recordes em Madri encontra-se o restaurante mais antigo do mundo, o Botín, fundado em 1725. Localizado na Calle Cuchilleros, próximo a Plaza Mayor, o restaurante tem ambiente de hospedaria, com quatro andares. A especialidade do Botín é a cozinha castelhana com os assados de cordeiro e leitão.

Ônibus turístico

Inicie o passeio por uma das linhas de ônibus turístico, que passam por todos os pontos de interesse do visitante, com áudio em diversos idiomas. Os passes geralmente valem 24horas, podendo o passageiro descer para visitar um ponto turístico e depois retornar ao ônibus para seguir com o tour. Não se esqueça de utilizar o guia de descontos em museus, lojas e restaurante, que é oferecido pelos ônibus.

Mapa dos atrativos de Madri

Onde se hospedar em Madri

Veja mais opções de hotéis, valores de diárias e faça sua reserva aqui

Booking.com

Voo Belo Horizonte x Madri

De Belo Horizonte para Madri via TAP a partir de R$ 3.282,00.

Viagem realizada por Luana Bastos e Marden Couto em janeiro de 2013

 

Mais destinos pela Europa