Barcelona é um dos destinos mais cool do mundo. A cidade é vibrante, cosmopolita e cheia de coisas para fazer. Tem a arquitetura inconfundível de Gaudí, com seus mosaicos e curvas. Tem as deliciosas tapas, paellas e sangrias que aguçam qualquer paladar. Tem lojas de grife e mercados ao ar livre. Tem um dos times de futebol mais famosos do planeta. E uma vibe despojada que conquista os visitantes e turistas.

Por isso, listamos 10 dicas para que você planeje sua viagem e conheça o que há de melhor nessa metrópole.

1. Alugar uma vespa

A cidade tem grandes avenidas e é muito bem sinalizada. Se você gosta de fugir do comum e se aventurar um pouquinho, alugue uma vespa para passear pela cidade, mesmo que seja por um ou dois dias. A locação não é muito cara e você terá uma experiência divertida sobre duas rodas.

2. Caminhar pela La Rambla

A charmosa La Rambla é uma avenida fechada para a circulação de carros, que liga a Praça da Catalunha ao Porto Velho. Emoldurada por árvores, lojas e restaurantes, o local é o point da cidade, onde turistas e mais turistas circulam por lá. Uma das paradas obrigatórias é no Mercado de Boquería, com destaque para as barracas de embutidos e frutos do mar.

3. Fazer compras ou passear pela Paseo de Gracia

Avenida que dá continuidade a La Rambla, na Paseo de Gracia estão as lojas das principais grifes mundiais como Louis Vuitton, Prada e Gucci. Este é o pedaço mais chic de Barcelona, com lindas vitrines e lojas perfumadas. Mesmo que você não esteja interessado em comprar, vale o passeio.

4. Sagrada Família

O impressionante templo católico é uma das obras mais conhecidas do arquiteto catalão, Antoni Gaudí, que está enterrado no local. Em construção há mais de 133 anos e sem previsão de término, a igreja está sendo erguida com recursos provenientes de doações. O templo encanta pela grandiosidade e pela riqueza de detalhes. São três fachadas e oito torres construídas, de um total de 18 previstas.

5. Curtir o por do sol na Barceloneta

Lugar predileto dos praticantes de atividade física ao ar livre, a Barceloneta reúne corredores, ciclistas, skatistas, patinadores e quem mais quiser curtir a brisa do mar mediterrâneo. A praia é muito frequentada durante o verão e confere um clima mais descontraído ao bairro. Assistir ao por do sol em um dos bares de tapas é imperdível!

6. Passear no Park Guell

Planejado pelo empresário Palau Guell para ser um condomínio para endinheirados, projeto que fracassou, o Park Guell foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, em 1984. Em 1918, o terreno foi vendido para a prefeitura, que decidiu convertê-lo em um novo parque. Obra de Gaudí, o parque tem 15 hectares e conta com trilhas, mirantes, praças, fontes, pontes e o Museu de História de Barcelona. Não se esqueça de tirar uma foto com a emblemática salamandra, que se tornou símbolo da cidade.

7. Visitar o Camp Nou

O tour no estádio do Barcelona, um dos principais times de futebol do mundo, é recomendado mesmo para quem não gosta do esporte. O passeio começa pelo museu do time, uma exposição interativa, que conta a história e mostra os principais feitos do clube. Passa pelo espaço Messi, pelos troféus de outros esportes do Barça, depois a sala de coletiva de imprensa, a cabine de transmissão, a arquibancada e o vestiário. Mas, a emoção é forte quando chega-se ao gramado.

8. Conhecer a Casa Batllo e a La Pedrera

Não tem como passar pelo Paseo de Gracia e não notar as extraordinárias Casa Batllo e La Pedrera. Construídos no início dos anos 1900, os edifícios residenciais tem os traços inconfundíveis de Gaudí. O artista imprimiu ali também suas linhas curvas, formas orgânicas, mosaicos e jogos de luz. Ambas são declaradas pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade.

9. Admirar a vista da Montjuic

Montjuic, conhecida também como montanha dos judeus, abriga atrações como o Palácio Nacional, o Anel Olímpico, o Museu Miró, o Castelo de Montjuic e o Jardim Botânico. Mas o ponto preferido é o Miramar, um mirante com vista para toda a cidade, de onde é possível descer de teleférico até o porto de Barcelona.

10. Se deliciar com a culinária local

Se a intenção for comer e beber bem, Barcelona é o lugar ideal. São diversos bares, restaurantes e mercados que oferecem os deliciosos embutidos, como os presuntos crus, as tradicionais tapas, como as “patatas bravas” e as típicas paellas, valenciana ou negra. Para acompanhar, nada melhor do que um vinho tempranillo ou uma sangria.