Aracaju não é um dos principais destinos turísticos do nordeste, mas é uma interessante opção para quem busca um destino diferente dos comuns. A cidade é bonita, limpa e segura e oferece infraestrutura turística de qualidade.

A jovem cidade foi fundada há 165 anos e é conhecida como terra das araras e do caju, possui 600 mil habitantes e é considerada capital brasileira na qualidade de vida, de acordo com pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, em 2012.

O que fazer em Aracaju

Centro Histórico

Os Mercados Municipais Antonio Franco e Thales Ferraz, interligados pela Passarela das Flores, vendem produtos típicos como castanhas de caju (natural, salgada e doce), queijo coalho e caranguejo. O local tem ainda o Box do Cordel, com a peculiar literatura nordestina.  

No centro histórico, além dos mercados, a Catedral Metropolitana, o Museu da Gente Sergipana, e os Palácios Olímpio Campos e Inácio Barbosa, merecem uma visita.  

Praias

Aracaju tem 30 km de litoral com praias de areias claras e finas e água limpa e morna, onde o turista pode praticar surf, kite surf e pescaria. As mais procuradas são as praias de: Atalaia, Aruana, Robalo, Náufragos, Refúgio e Mosqueiro

A Orla de Atalaia, principal praia da cidade, possui um complexo público de esporte e lazer com quadra de tênis, pistas de skate e de patins, ciclovia, praça de eventos, kartódromo, pista de motocross e oceanário em formato de tartaruga, com espécies da flora e fauna marítima e fluvial do Estado. 

Artesanato

A estrela do artesanato sergipano é a Renda Irlandesa, produzida somente na cidade de Divina Pastora, e tombada pelo Iphan como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. As rendas podem ser encontradas no Centro de Arte e Cultura de Sergipe, assim como peças em cerâmica e esculturas que retratam figuras sertanejas. 

Colina de Santo Antônio

No alto da Colina de Santo Antônio, de onde se avista toda a cidade, fica a igreja dedicada ao santo casamenteiro, onde reza a lenda que quem quer casar deve dar três voltas ao redor da igreja pelo lado direito, e quem deseja separar, três voltas pelo lado esquerdo. Ao lado da edificação uma sorveteria oferece a iguaria com sabores locais como o de mangaba.

Ponte Aracaju – Barra dos Coqueiros

A Ponte Aracaju – Barra dos Coqueiros, que liga as duas cidades separadas pelo rio Sergipe é em estilo estaiada e ganha iluminação colorida ao longo da noite, podendo ser admirada de qualquer ponto da cidade. 

Passarela do Caranguejo

A vida noturna de Aracaju se concentra na Passarela do Caranguejo, onde estão os melhores bares e restaurantes da cidade, com ênfase para a casa de forró pé-de-serra Cariri, que tem decoração típica e bailarinos para dançar com os turistas. 

Cânion do Xingó

A 213 km de Aracaju fica Canindé de São Francisco, porta de entrada para o cânion, na divisa de Sergipe com Alagoas. O quinto maior cânion navegável do mundo tem paredões que alcançam 50 metros de altura e é considerado um dos mais belos atrativos do Estado.

A bordo de um catamarã o turista percorre 18 km por imponentes cânions. O passeio dura 3 horas, com pausa para o banho nas águas esverdeadas do Rio São Francisco. A atração fica no sertão, onde as águas do Velho Chico foram represadas por conta da construção da Usina Hidrelétrica de Xingó, na década de 1990.

Mapa dos atrativos de Aracaju

Onde se hospedar em Aracaju

Veja mais opções de hotéis, valores das diárias e faça sua reserva aqui

Booking.com
Viagem realizada por Luana Bastos em outubro de 2013
 

Mais destinos pelo Nordeste