Alcântara é um dos bairros mais antigos de Lisboa, datado de 1770, e ainda conserva toda tradição lisboeta, com casinhas coloridas e roupas no varal. Se desenvolveu a partir do porto, junto ao Rio Tejo, que até hoje movimenta a economia da cidade e do país. Depois de um período caído no esquecimento e na degradação, a região foi revitalizada e atrai cada vez mais turistas. Bares, restaurantes, boates, lojas, museus e centro de eventos são responsáveis por destacar Alcântara no mapa de novo.

Assista ao vídeo que gravamos em Lisboa

O que fazer em Lisboa, pontos turísticos além do tradicional:

1 – Docas de Santo Amaro

Em frente ao hotel Vila Galé Ópera ficam as Docas de Santo Amaro, com diversos bares, restaurantes e casas noturnas, excelentes para curtir o pôr do sol. Nossa dica é o Doca de Santo, que tem menus de almoço a partir de 14 euros. Por aqui, você pode alugar um patinete ou uma bicicleta e dar um passeio pela orla. Ou embarcar no Hippotrip, um veículo anfíbio (ônibus e barco), que circula pelas ruas e pelo rio em um divertido city tour. Entre as Avenidas da Índia e Brasília, passa o trem que vai até Cascais, bate volta imperdível para quem está em Lisboa.

2 – Hippotrip

Esse foi um dos passeios mais divertidos que já fizemos. O Hippotrip veículo metade ônibus, metade barco, parte das Docas de Santo Amaro em um tour guiado pela capital de Portugal. O trajeto terrestre passa pelo Jardim da Estrela, Praça Marquês de Pombal, Avenida Liberdade, Praça do Comércio e Cais do Sodré, mas a parte mais aguardada é quando entramos nas águas do Rio Tejo. Isso acontece em plena Torre de Belém, e é com emoção, água espirrando pra tudo enquanto é lado! Dali navegamos até o Padrão dos Descobrimentos e voltamos até o Torre VTS, que faz o monitoramento do tráfego no rio. Nesse ponto vamos pra terra firme de novo rumo as Docas de Santo Amaro, depois de 1h30 passeando por Lisboa. O tour acontece diariamente e custa 30 euros.

3 – Experiência Pilar 7

A Ponte 25 de Abril corta o Rio Tejo ligando as cidades de Lisboa e de Almada. Ela tem 2,2 quilômetros de extensão e 70 metros de altura. São dois andares, sendo a pista de cima para os carros e a debaixo para o trem. Foi projetada pela mesma empresa que construiu a Golden Gate, em São Francisco, nos Estado Unidos, e é a maior ponte suspensa da Europa. O nome 25 de Abril refere-se a Revolução dos Cravos, que aconteceu em Lisboa, em 25 de abril de 1974. Nela você pode fazer a Experiência Pilar 7, na qual sobe por um elevador panorâmico, e lá de cima, em uma plataforma com chão de vidro, tem um bela vista de Lisboa. O local é também um museu interativo, onde você pode conhecer todo o processo de construção da ponte. Funciona diariamente, de 10h às 18h e o ingresso custa 5 euros + 1,5 euro para realidade virtual, que recomendamos fortemente.

4 – LX Factory

A LX Factory é uma área de antigas fábricas, que foi revitalizada em 2005 e transformada no novo point da cidade. Entre os armazéns com paredes grafitadas, circula uma galera descolada, que frequenta os bares, restaurantes e lojas do complexo. Inovação, criatividade e empreendedorismo estão no DNA dos negócios abertos aqui. Além de muitas intervenções artísticas, com oficinas, exposições e apresentações musicais. Todo domingo rola uma feirinha de artesanato, orgânicos e brechó.

5 – Museu da Carris

O Museu da Carris guarda grande parte da história do transporte público de Portugal. Aqui estão os icônicos bondes amarelos, que cortam as ladeiras da cidade. Fotos, uniformes, títulos de transporte e equipamentos também compõem o acervo. A Carris Metropolitana, empresa de transporte, foi fundada em 1872, e no museu podemos ver desde as carruagens que eram puxadas por cavalos até os modernos bondes movidos a gás natural. Os ônibus de dois andares, no melhor estilo Harry Potter, são super instagramáveis. Funciona de segunda a sábado, de 10h às 18h e o ingresso custa 4,5 euros.

6 – Berardo Museu Arte Deco (B-MAD)

Localizado na residência de veraneio do Marquês de Abrantes, datada da primeira metade do século XVIII, o B-MAD oferece visitas guiadas, que devem ser pré agendadas. O passeio percorre todos os cômodos dos dois andares do casarão, que são minuciosamente decorados. Móveis, pinturas e esculturas de grandes nomes da arte nouveau e da art déco compõem a coleção. O tour terminam com uma deliciosa degustação de vinhos da Bacalhôa, empresa que faz parte do grupo. Funciona diariamente, de 10h às 19h e o ingresso custa 5 euros.

7 – Museu Nacional de Arte Antiga

O Museu Nacional de Arte Antiga estava no topo na minha lista, antes mesmo de eu me mudar para Portugal, e realmente é incrível. Ele foi criado em 1884, fica no famoso prédio das janelas verdes e detém o maior número de obras consideradas tesouros nacionais, da Idade Média até o século XIX. São mais de 40 mil pinturas, esculturas, móveis, cerâmicas e têxteis dispostos em três andares do Palácio dos Condes de Alvor. O jardim oferece uma bela vista para o Rio Tejo. Funciona de terça a domingo, de 10h às 18h e o ingresso custa 6 euros.

8 – Mercado da Ribeira

O Mercado da Ribeira é um polo hipster de Lisboa. Inaugurado em 2014, fica no Cais do Sodré, e foi o ponta pé inicial para a revitalização da região. Com 26 restaurantes, 8 bares, lojas e sala de espetáculos o mercado é dividido em duas partes. Em uma delas está a praça de alimentação, com mesas e cadeiras compartilhadas, e em outra os vendedores de frutas, legumes, carnes e flores. A proposta é oferecer o melhor de Lisboa em um só lugar. Você pega a comida em um local, a bebida em outro e escolhe uma mesa para se sentar! 

9 – Fado In Chiado

O fado nasceu em Lisboa e é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, pela Unesco. Para ouvir esse estilo musical tão genuíno você pode assistir ao espetáculo Fado In Chiado, que acontece todos os dias, às 19 horas, no bairro mais boêmio da cidade. Em uma sala intimista dois cantores, uma mulher e um homem, acompanhados de dois instrumentistas, um na guitarra portuguesa e outro na guitarra clássica, apresentam as canções mais famosas do país. Imagens de Portugal projetas num telão que compõe o cenário encantam o público. O show custa 20,50 euros.  

10 – Capela de Santo Amaro

Edificada em 1549 a Capela de Santo Amaro, designada como Monumento Nacional, coroa o bairro de Alcântara. De qualquer lugar conseguimos avistar sua cúpula, lá no alto. Em formato circular, é guardada por três grandes portões de ferro forjado. O exterior é todo revestido com um painel de azulejos, que conta a história de Santo Amaro. O interior é modesto, com altar-mor dedicado ao santo, dois altares laterais e poucos bancos de madeira. No adro temos uma bela panorâmica para o Rio Tejo.  As Escadinhas de Santo Amaro, que levam até a capela, são um belo cenário para fotos das típicas fachadas lisboetas.   

Mapa do que visitar em Lisboa, na região de Alcântara

Dica

Lisboa Card

Com o Lisboa Card você tem acesso a 39 atrativos turístico de Lisboa e região, desconto em outros 38 lugares e acesso gratuito aos transportes públicos, incluindo bonde, elevador, metrô, ônibus e trens até as vizinhas Sintra e Cascais. Os cartões são de 24, 48 ou 72 horas e custam 21, 35 ou 44 euros, respectivamente. Vale muito a pena, pois é uma economia e tanto. 

Onde se hospedar

Hotel Vila Galé Ópera

O Vila Galé Ópera fica às margens do Rio Tejo e aos pés da Ponte 25 de Abril, na região de Alcântara. De um lado temos a Praça do Comércio, a Baixa e o Chiado, a 4km, e do outro a região de Belém, com a Torre, o Mosteiro dos Jerônimos e os Pastéis, a 3km. Os quartos são aconchegantes, com vista para o Rio Tejo e banheira de imersão para dar aquela relaxada depois dos passeios. O café da manhã é delicioso e supercompleto, com muitas opções de frutas, frios, pães, pratos quentes e bebidas. Tem ainda academia, piscina aquecida, saunas seca e a vapor, SPA, bar, restaurante e salas de eventos. Isso sem falar do rooftop, com duas piscinas e uma panorâmica de tirar o fôlego. As diárias custam a partir de 100 euros para duas pessoas e crianças até 12 anos não pagam. 

Clique aqui para consultar datas, valores e fazer sua reserva!

Voos para Lisboa

TAP Portugal

Embarcamos com a TAP Portugal de Belo Horizonte para Lisboa, no Airbus A330 neo. Ganhamos upgrade e viemos de classe executiva, onde as poltronas são maiores e mais confortáveis, tem um kit de amenities exclusivos e serviços diferenciados. A tela da TV é grandona com várias opções de filmes, séries e programas, além do headphone. No menu, aperitivo, entrada, prato principal e sobremesa, além de bebidas a vontade. Depois do jantar, hora de dar um pulinho no banheiro, que é exclusivo para os passageiros da executiva, e dormir uma bela noite de sono, com travesseiro e edredom, nessa poltrona que reclina 180 graus e vira uma verdadeira cama. Depois de 9 horas de viagem, chegando em Lisboa ainda foi servido este delicioso café da manhã! Dá o play!

Passeio realizado por Luana Bastos e Marden Couto em dezembro de 2022.

Confira outras matérias sobre Lisboa!

Mais destinos pela Europa