Pegue o casaco, o gorro e o cachecol e torça para ver neve na região mais fria do Brasil

A Serra Catarinense é formada por 19 cidades, que vira e mexe aparecem no noticiário nacional como as mais frias do Brasil. No inverno tem até neve, o que atrai grande número de turistas.

Paisagens deslumbrantes, com campos de araucárias, cânions, rios e cachoeiras surpreendem os visitantes. É lá que fica também a estrada mais famosa do país, a vertiginosa Serra do Rio do Rastro.

Hotéis aconchegantes, comida campeira, clima serrano e atividades ao ar livre são os chamarizes da região. Prepara o bloquinho então, porque lá vou eu te dar as melhores dicas de um super roteiro pela Serra Catarinense!

1 – Faça trilhas, rapel, tirolesa, arvorismo e cavalgada, em Urubici

Urubici fica no Vale do Rio Canoas e é considerado um dos principais destinos de ecoturismo do país. Lá você pode fazer trilhas, rapel, tirolesa, arvorismo, cavalgada ou simplesmente contemplar a exuberante paisagem.

O Morro da Igreja, com seus 1.822 metros de altitude, é o segundo mais alto do Sul do Brasil. Lá é o local com o maior registro de neve do país e muitas vezes temperaturas negativas. A Pedra Furada é o principal ponto turístico.

Outros atrativos da cidade são a Serra do Corvo Branco, com mirantes de tirar o fôlego, a Cascata Véu da Noiva, que tem queda d’água de 60 metros e que congela no inverno, e a Cascata do Avencal, com 100 metros de altura e pintura rupestre.

Onde ficar em Urubici

A Pousada Fazenda Pedra Preta é um refúgio em meio a intocada natureza da Serra Catarinense. Possui chalés equipados com cama queen, banheira de hidromassagem dupla, lareira e varanda, sendo ideal para casais. Depois de um delicioso café da manhã com produtos da região, você pode fazer cavalgada, trilha ou passeio de quadriciclo. A pousada tem fácil acesso para os principais pontos turísticos da cidade.

2 – Mergulhe na história e aproveite as festas típicas, em Lages 

Lages foi fundada em 1677 por bandeirantes que transitavam entre o Rio Grande do Sul e São Paulo. É a maior e mais conhecida cidade da Serra Catarinense, e leva até o título de Capital do Turismo Rural, por possuir muitos hotéis-fazenda. 

Um passeio pelo Centro Cultural Vidal Ramos é imperdível, para você descobrir melhor a história da região. Ele fica em um lindo sobrado rosa de janelas brancas, que foi todo restaurado, e abriga galerias de arte e cafeteria.

O Festival de Teatro de Lages e a Festa Nacional do Pinhão atraem muitos visitantes para o município todos os anos. As geadas, que cobrem os campos de branco, e as vezes até a neve, também são iscas do destino. 

Onde ficar em Lages

Depois de um dia intenso de passeio, minha dica é se hospedar no Hotel Le Canard Lages. Ele tem quartos amplos com camas queen size e aquecedor. O café da manhã tem diversas opções de frutas, frios, pães e bolos e está incluído na diária. Se você quiser manter a forma, pode dar uma passadinha na academia, antes de sair para turistar. Localizado na Avenida Presidente Vargas, fica pertinho dos atrativos mais visitados da cidade.

3 – Delicie-se com as maçãs e os vinhos produzidos em São Joaquim

São Joaquim está sempre nos noticiários por ser a cidade mais fria do Brasil. No inverno é comum cair neve, o que atrai muitos turistas e a faz ser a cidade mais visitada da Serra Catarinense.

A cidade é conhecida ainda como Terra da Maçã, por produzir as melhores frutas do Brasil. A Festa da Maçã, que acontece entre março e maio, agita a o município com shows, atividades culturais e gastronomia. Em maio, quando as macieiras florescem, é a melhor época para fazer belas fotos.

A Vinícola Villa Francioni é parada obrigatória para quem visita São Joaquim. Ela é a mais tradicional de Santa Catarina e oferece tour guiado, que vai da plantação à degustação dos vinhos.

Onde ficar em São Joaquim

A Pousada Caminhos da Neve fica imersa na natureza, ideal para você desacelerar do dia a dia corrido da cidade grande. Com decoração rústica e bom custo-benefício é uma boa pedida para quem quer economizar, sem abrir mão do conforto. Que tal um passeio pelo jardim após o café da manhã? À noite, reúna os amigos em torno da lareira e tome um vinho apreciando a vista para mata.

4 – Aventure-se pela estrada mais cenográfica do Brasil, em Bom Jardim da Serra

Aqui a aventura começa antes de chegar ao destino, porque para acessar Bom Jardim da Serra você passará pela famosa Serra do Rio do Rastro, que tem 12 km de extensão e é uma das estradas mais cênicas do mundo.

Depois do frio na barriga e de muitas fotos no mirante, você poderá aproveitar o frio e quem sabe até a neve ao lado da sua companhia preferida. As paisagens da Mata Atlântica, os sons da natureza e as comfort food irão te surpreender!  

Não deixe de visitar o Cânion do Funil, que fica a 1.590 metros de altitude, e é alcançado a partir de uma trilha de 7 km. Outra parada obrigatória é o Cânion das Laranjeiras, com fendas a perder de vista e paisagem de cair o queixo.

Onde ficar em Bom Jardim da Serra

Passear a cavalo, fazer trilhas ecológicas, tirar leite da vaca e saborear um churrasco feito no fogo de chão são atividades que você pode fazer no Hotel Fazenda Boutique Terra do Gelo. Ele tem decoração rústica, comida farta e cobertas quentinhas para te proteger da friaca! Rodeado por muito verde o sossego impera ali e o único barulho que você irá ouvir é o do canto dos passarinhos.

5 – Curta o frio e vá até o ponto mais alto de Santa Catarina, em Urupema

Urupema divide com São Joaquim o título de cidade mais fria do Brasil. Do topo dos seus 1.450 metros do nível do mar, a cidade é rodeada por pinheiros, rios e campos belíssimos.

O Morro das Torres, ponto mais alto do Estado, a 1.750 metros de altitude, é o principal atrativo. Ele descortina paisagens a até 60 km de distância e tem uma cachoeira que fica completamente congelada no inverno.

A forma mais divertida de explorar a região é cavalgando, assim como os tropeiros faziam antigamente. A Rota Santana é uma das mais conhecidas e durante dois dias passa por fazendas históricas e por paisagens incríveis. 

Onde ficar em Urupema

Os Chalés Vila de Urupema são ideais para quem quer curtir o friozinho da serra com muita privacidade. Tem cozinha completa com geladeira, fogão, microondas e pia, para que você mesmo prepare suas refeições. A lareira mantem o ambiente quentinho e a estrutura de madeira dá um charme alpino para o lugar. Na varanda tem churrasqueira, caso você queira queimar uma carninha!

6 – Explore as grutas e as belas paisagens, em Bom Retiro

Bom Retiro é a porta de entrada da Serra Catarinense, para quem vem de Florianópolis. Ela foi fundada no final do século XVIII, quando o governo abriu uma estrada para ligar o litoral à serra.

Grutas, cachoeiras e morros encantam os turistas que visitam o lugar e que se hospedam nos inúmeros hotéis-fazenda e pousadas da região. O aconchego da serra e as baixas temperaturas também são atrativos.

O Morro da Cruz é o lugar mais visitado do município. Dos seus 1.340 metros de altitude dá para ver Bom Retiro inteirinha. Na Sexta-Feira Santa os moradores fazem peregrinação até o local.  

Onde ficar em Bom Retiro

A Pousada Trinca Ferro tem chalés com o combo preferido dos casais: banheira de hidromassagem, lareira e rede! Lá você pode também fazer uma massagem relaxante no SPA ou curtir um ofurô quentinho. O fogo de chão do Galpão Campeiro reúne os hóspedes todas as noites, para se deliciarem com a culinária local e tomarem os vinhos da região. Assistir o nascer do sol, com as brumas dançando sobre a serra, não tem preço!

7 – Hospede-se em um Eco Resort, em Bom Jardim da Serra

O Rio do Rastro Eco Resort é daqueles hotéis que você nem quer sair para conhecer os pontos turísticos, de tão maravilhoso que é! Ele tem chalezinhos ocre com telhados marrom salpicados pela mata, no topo da Serra do Rio do Rastro, e é super-romântico.

Lá você pode cavalgar sobre as bordas do canyon, passear de bicicleta na beirada do lago, fazer stand up paddle, curtir uma jacuzzi sob as estrelas, assistir ao pôr do sol no deck, tomar um vinho aos pés da lareira, ouvir um piano enquanto relaxa, nadar na piscina aquecida ou fazer uma massagem.

Depois de um dia inteiro de atividades é a hora de curtir todo o aconchego dos chalés, com cama king size, piso do banheiro aquecido e amenities L`Ocittane. No café da manhã você se farta com a saborosa comida serrana, e aos sábados à noite tem o típico churrasco.

Bom Jardim da Serra

A maioria dos atrativos de Bom Jardim da Serra estão ligados ao ecoturismo. Pertinho do hotel ficam o Mirante da Serra do Rio do Rastro, a Estrada do Rio do Rastro, o Monumento aos Tropeiros, a Cascata da Nascente do Rio do Rastro, o Cânion da Ronda, as Usinas Eólicas e o Pico da Ronda. Você pode também conhecer as vinícolas da região, que produzem os famosos vinhos finos de altitude!

8 – Vivencie as atividades de uma fazenda, em Lages

O Boqueirão Hotel Fazenda & Resort de Campo mescla o charme de um resort de campo e a rusticidade de uma fazenda em pleno funcionamento. São dez milhões de metros quadrados, cobertos por araucárias.

Os hábitos campeiros são percebidos no atendimento e nas deliciosas refeições, com destaque para o churrasco no fogo de chão e para os pratos à base de pinhão. 

Pescar, andar a cavalo, tirar leite da vaca, jogar tênis, fazer tirolesa, rapel ou escalada, caminhar, nadar ou curtir uma jacuzzi são algumas das opções de lazer para toda a família se divertir.  

Lages

Em um passeio a pé pelo centro histórico de Lages você se depara com imponentes construções, como o Palácio Municipal, o Convento São José e o Teatro Municipal Marajoara. Depois de bater perna, pare na Via Gastronômica para se deliciar com o arroz carreteiro, feijão tropeiro, entrevero ou café colonial. Se você prefere adrenalina, dê um pulinho no Parque de Aventuras Pedras Brancas e se jogue na tirolesa, pêndulo, rapel ou escalada.