Recife é música, é dança, é alegria, é alto astral! Não tem como não se contagiar na capital pernambucana. Impregnada de história e de cultura, Recife é muito mais que sol e mar. Tem o frevo, o maracatu, o xaxado, o bolo de rolo, a carne de sol, o queijo coalho e a hospitalidade. Em Recife “não se avexe”, cante, dance, coma, beba e faça de sua estadia uma festa!
O que fazer em Recife
- Passeio de Catamarã
- Praça do Marco Zero
- Centro de Artesanato de Pernambuco
- Rua do Bom Jesus
- Paço do Frevo
- Parque das Esculturas de Francisco Brennand
- Complexo Cultural Pátio de São Pedro
- Galo da Madrugada
- Praia da Boa Viagem
- Frevo
- Mapa dos atrativos
- Onde se hospedar
Passeio de Catamarã
Uma boa maneira de começar o seu tour é sobre as águas do Rio Capibaribe, que faz a cidade ser conhecida também como a Veneza brasileira. A bordo do Catamarã, os turistas navegam pelos canais de Recife e passam sob sete pontes. No trajeto de aproximadamente 1h30, os principais pontos turísticos são destacados pelo guia.
Praça do Marco Zero
O desembarque acontece na Praça do Marco Zero, onde a cidade surgiu no século XVI. A linda praça, que tem em seu centro um mosaico da Rosa dos Ventos é emoldurada por edifícios de séculos passados que foram restaurados e hoje abrigam espaços culturais.
Centro de Artesanato de Pernambuco
Um exemplo é o Centro de Artesanato de Pernambuco que surpreende até quem não aprecia. Num galpão organizado pela matéria prima estão expostas obras de artesãos de todo o Estado. Tem peças de barro, madeira, palha e couro, desde pequenos enfeites a imponentes moveis.
Rua do Bom Jesus
Pertinho dali, entre um paralelepípedo e outro, o turista chega a Rua do Bom Jesus, conhecida também como Rua dos Judeus, por abrigar a primeira Sinagoga das Américas. Essa sem dúvida é uma das ruas mais charmosas de Recife. Por entre portas e janelas coloridas está a Embaixada dos Bonecos Gigantes. Símbolo da cultura popular, no museu é possível tirar fotos com celebridades como Michael Jackson, Lampião, Chacrinha, Pelé e Joaquim Barbosa.
Paço do Frevo
No final da rua, na Praça do Arsenal, fica o Paço do Frevo. O museu é de tirar o fôlego. São quatro andares que contam a história desse ritmo contagiante. No lugar também são oferecidos aulas de música e de dança para a população. E quem pensa que vai escapar sem arriscar uns passinhos está enganado, no último andar tem sempre um passista para balançar o esqueleto dos turistas.
Parque das Esculturas de Francisco Brennand
Construído em cima do molhe dos arrecifes, o Parque das Esculturas de Francisco Brennand, abriga 90 esculturas de cerâmica e é um dos maiores museus a céu aberto do Brasil. Longe dali, erguida em meio as ruínas de uma fábrica de cerâmica, fica a Oficina Francisco Brennand, onde peças do artista estão à venda. Bem pertinho está o Instituto Ricardo Brennand, uma réplica de um castelo medieval, rodeado por jardins e lagos, que guarda preciosidades da arte mundial e uma coleção de armas.
Complexo Cultural Pátio de São Pedro
Em outra ilha da cidade, no bairro de São José, está o Complexo Cultural Pátio de São Pedro. Ao redor da Concatedral de São Pedro dos Clérigos o casario oitocentista é um encanto. O turista pode visitar a Casa do Carnaval, o Memorial Luiz Gonzaga e o Memorial Chico Science, além de se deliciar com os restaurantes de comida típica.
Galo da Madrugada
Ícone da folia de Recife, o Galo da Madrugada, maior bloco de carnaval do mundo, tem como sede o Palácio Enéas Freire, onde toda quinta feira a noite acontece a Quinta do Galo, com apresentações de frevo.
Praia de Boa Viagem
Para quem gosta do agito noturno, o ponto mais badalado da cidade é a tão entoada Praia de Boa Viagem. Passear pelo calçadão e pela feirinha é um dos atrativos do lugar, que reúne ainda bares, restaurantes e boates, freqüentados pela sociedade recifense.
Frevo
Em 2012 o frevo foi declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade, pela Unesco. A palavra, que representa um ritmo musical e uma dança, significa agitação, efervescência. O frevo é uma mistura de marcha, maxixe e capoeira e tem como símbolo a sombrinha, com a qual os passistas fazem acrobacias.
Mapa dos atrativos de Recife
Onde se hospedar em Recife
Veja opções de hotéis, valores das diárias e faça sua reserva aqui
Viagem realizada por Luana Bastos e Marden Couto em março de 2014
Deixar um comentário