O degradê de seu mar, que vai do azul-turquesa ao verde-esmeralda, é apenas uma das marcas de Maceió. No famoso circuito de praias urbanas – Jatiúca, Ponta Verde e Pajuçara -, concentram-se os melhores hotéis, bares e restaurantes da cidade, com destaque para a Bodega do Sertão, restaurante que serve pratos típicos nordestinos. É também da praia de Pajuçara que partem as jangadas para as piscinas naturais, passeio obrigatório para quem visita a cidade. E para levar pra casa, nada mais original do que as coloridas rendas filé, que podem ser encontradas na Feirinha de Artesanato ou no Pontal da Barra. Pertinho dali a Praia do Francês, a Barra de São Miguel e a Praia do Gunga valem a visita. Com dois séculos de história, Maceió é um dos destinos preditos dos mineiros. 

O que fazer em Maceió

Orla Urbana – Jatiúca, Ponta Verde e Pajuçara

A orla de 6 km que compreende as praias de Jatiúca, Ponta Verde e Pajuçara é a área mais badalada da cidade e uma das mais interessantes do litoral nordestino. O calçadão é equipado com ciclovia, barracas, jardins e quadras esportivas. A areia branca e fina é emoldurada por coqueiros que balançam ao sabor do mar. É da praia de Pajuçara que partem os passeios de jangada até os recifes de corais, onde o turista pode nadar com peixes coloridos, apreciar a vista e desfrutar das jangadas-bar. Na praia de Ponta Verde ficam as barracas de praia mais disputadas: Kanoa e Lopana, que reúnem público jovem ao som de DJs. Já em Jatiúca concentram-se as barracas de tapioca e os bares e restaurantes muito procurados para o happy hour e o jantar.

Praia do Francês

A Praia do Francês fica na cidade de Marechal Deodoro, a 21 km ao sul de Maceió. O local é o predileto dos surfistas, pois do lado esquerdo o mar é aberto e as ondas mais fortes. Já do lado direito, protegido por uma barreira de corais, famílias se divertem nas águas mansas. A praia tem movimento intenso, principalmente nos fins de semana. 

Barra de São Miguel

Descendo mais um pouco, a 40 km da capital, o município de Barra de São Miguel tem praias bonitas e tranquilas. Na vila o turista encontra hotéis e pousadas, além de bares, restaurantes e lojinhas. Mas é na barraca de praia Praêro o melhor lugar para curtir o visual.

Praia do Gunga

Já a Praia do Gunga, onde o mar encontra a Lagoa do Roteiro, o imenso coqueiral e as falésias multicoloridas encantam os turistas. Do Mirante do Gunga se avista toda a região.

Artesanato

No Pontal da Barra, bairro de pescadores e rendeiras, é possível admirar o paciente trabalho das mulheres tecendo as peças nas calçadas das lojas. A colorida renda filé, típica de Alagoas, dá forma a peças do vestuário feminino como blusas e saias e a artigos para casa como toalhas de mesa e colchas. A Rua das Rendeiras virou até cartão-postal da cidade. Já a Feira de Artesanato de Pajuçara e o Pavilhão do Artesanato, um de frente para o outro, na Praia de Pajuçara, tem dezenas de barraquinhas que vendem souvenires e produtos típicos como castanhas.

Mapa dos atrativos de Maceió

Onde comer em Maceió

A gastronomia de Maceió é muito rica e uma das melhores que já experimentei. Vai dos pratos baseados nos frutos do mar, com peixes e camarões até a cozinha sertaneja, com queijo coalho e carne seca. Restaurantes como: Bodega do Sertão, Carne de Sol do Picuí e Akuaba são pedidas imperdíveis. Isso sem falar da água de côco, dos sucos de frutas, das tapiocas e do caldinho de sururu, marca registrada do município.

Onde se hospedar em Maceió

O Brisa Tower é um hotel design frente mar que fica na praia de Jatiúca e reúne conforto, requinte e modernidade.

Veja mais opções de hotéis, valores das diárias e faça sua reserva aqui

Booking.com
Viagem realizada por Luana Bastos e Marden Couto em dezembro de 2013
 

Mais destinos pelo Nordeste