Banhada pelo Mar do Caribe e pelo Oceano Pacífico, a Cidade do Panamá é a capital do país e guarda uma das jóias da arquitetura moderna, o Canal do Panamá.
Fundada em 1519, a Cidade do Panamá tem 900 mil habitantes e clima tropical. Mesclando tradição e modernidade, é uma pulsante metrópole de vida noturna intensa e variada com destaque para as boates, os cassinos e a gastronomia baseada nos frutos do mar.
O que fazer na Cidade do Panamá
- Canal do Panamá
- Casco Antiguo
- Calzada de Amador
- Biomuseo Frank Gehry
- Punta Paitilla
- Panamá Viejo
- Compras
- Chapéu do Panamá
- Mapa dos atrativos
- Onde se hospedar
Canal do Panamá
A grande atração da cidade é sem dúvida o Canal do Panamá, que fica a 15 minutos do centro e é uma das obras de engenharia mais importantes do século XX.
A via aquática que atravessa a América Central e interliga os oceanos pacífico e atlântico foi construída em 1914 pelos Estados Unidos e serve de atalho para as embarcações, sendo uma importante rota do comércio mundial.
Com 80 km de extensão, o canal do Panamá possui três jogos de eclusas com duas vias cada um, que servem como elevadores de águas, subindo as embarcações ao nível do Lago Gatún, 26 metros do nível do mar, e depois descendo-as.
Nas Eclusas de Miraflores, o centro de visitantes exibe o documentário do local e objetos e ferramentas utilizadas pelos mais de 40 mil operários de 30 países que participaram da construção.
Para coroar a viagem o visitante pode navegar pelo Canal do Panamá a bordo de barcos turísticos que deslizam 13 km, e passam sob a Puente de las Américas, Eclusas de Miraflores, Eclusas de Pedro Miguel, Puente Centenário e Corte Culebra.
Casco Antiguo
Conhecido como Casco Antiguo, o centro histórico da cidade é Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco e reúne igrejas, palácios e praças. Em um agradável passeio a pé você passa pela Iglesia Nuestra Senhora de la Merced, Plaza Herrera, Iglesia de San Jose o Altar Oro, Plaza Catedral, Catedral Metropolitana, Museo del Canal Interoceanico, Antiguo Convento de Santo Domingo o Arco Chato, Plaza de Francia, Teatro Nacional, Plaza Bolivar, Palácio de Las Garzas o Presidencia de la Republica e Mercado del Marisco.
Calzada de Amador
O Calzada de Amador, um dos principais pontos turísticos da cidade, é um calçadão ao ar livre que une a cidade as ilhas Naos, Perico e Flamenco. No local, turistas e nativos praticam atividades como caminhada, corrida, ciclismo e patinação. Lá fica o Centro de Exibiciones Marinas, um museu da biodiversidade onde crianças se encantam com as espécies da fauna e da flora local. A região concentra também diversos bares, restaurantes, hotéis e lojas, tem até um Amphora Duty Free, onde turistas adquirem mercadorias sem impostos.
Biomuseo Frank Gehry
O prédio do biomuseu já é uma obra de arte, com telhado multicolorido e bagunçado. Ele é de autoria do renomado arquiteto canadense Frank Gehry, o mesmo do Museu Guggenheim, na Espanha. O museu da biodiversidade tem oito galerias, que contam como o surgimento do Panamá mudou o mundo há 3 milhões de anos, devido a divisão do oceano e alteração das correntes.
Punta Paitilla
A Cinta Costera, um calçadão enorme onde as pessoas praticam atividades físicas, liga o Casco Antigo ao Punta Paitilla, bairro que abriga modernos arranhas céus e é o coração financeiro do país. Um dos prédios mais icônicos do Panamá é o Edifício Revolución, todo espelhado e contorcido.
Panamá Viejo
O Sítio Arqueológico Panamá Viejo guarda ruínas de onde ficava a Cidade do Panamá no século XVI e é Patrimônio Mundial da Humanidade, pela Unesco. São 18 construções em pedras, entre conventos, igreja, hospital, casas, praça, pontes e forte. A vista do alto da torre da catedral é imperdível! Além das ruínas, você conhece o Patronato Panamá Viejo, um museu que conta a história da cidade.
Compras
A cidade é também um paraíso para as compras, com diversos shoppings a preços imbatíveis, como o Albrook Mall. Os nativos, originários de diversas tribos, produzem o artesanato típico, em sua maioria adereços de palha e as “Molas Gunas”, blusas bordadas com desenhos geométricos nos tons vermelho e amarelo.
Chapéu do Panamá
Apesar do nome, o Chapéu do Panamá, como é mundialmente conhecido, é fabricado no Equador. A fama se deu na época da construção do canal quando o governo americano encomendou milhares de peças para que os operários pudessem se proteger do escaldante sol caribenho.
Mapa dos atrativos da Cidade do Panamá
Onde se hospedar na Cidade do Panamá
Veja mais opções de hotéis, valores de diárias e faça sua reserva aqui
Voos Belo Horizonte x Cidade do Panamá
A Copa Airlines tem voos diários de Belo Horizonte para Cidade do Panamá.
Viagens realizadas por Marden Couto em março de 2012 e por Luana Bastos em outubro de 2016
Deixar um comentário