Geralmente as pessoas compram um pacote para Gramado, que inclui um passeio de maria-fumaça. Mas nem sempre, os turistas sabem que a locomotiva fica em Bento Gonçalves, a 120 quilômetros de Gramado, e que a cidade merece muito mais que um bate e volta. É daquelas viagens que quando você lembra fecha os olhos e sorri!

Essa foi minha segunda vez em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Já tinha ido em 2009 e agora veio a oportunidade de voltar. A cidade é um paraíso para quem curte gastronomia, pois além das 80 vinícolas tem a culinária baseada na herança da imigração italiana na região. São cantinas e mais cantinas de lamber os beiços!

Recomendo pelo menos uma semana na cidade, para que você possa aproveitar o local com calma, visitar as vinícolas, passear de maria-fumaça e conhecer os restaurantes. Uma das melhores épocas para se visitar Bento Gonçalves é de janeiro a março, quando acontece a vindima e você pode até fazer a pisa das uvas!

O que fazer em Bento Gonçalves

Caminhos de Pedra

Uma das maravilhas de Bento Gonçalves é o roteiro Caminhos de Pedra, no qual casas de colonos foram revitalizadas e transformadas em pontos turísticos. O percurso possui sete quilômetros com 28 construções feitas de pedras e madeiras, originais do final do século XIX. O cenário da estrada tortuosa, emoldurada por casinhas que parecem de boneca e um gramado verdinho é de se apaixonar!

Casa da Ovelha

Nossa primeira parada foi na Casa da Ovelha, onde conhecemos o processo de produção dos queijos e iogurtes a base de leite de ovelha e pudemos amamentar os filhotinhos. Isso mesmo! Lá os visitantes podem pegar as ovelhinhas no colo e dar mamadeiras para elas, uma das experiências mais divertidas. Um programão para a criançada criada em apartamento!

Casa da Erva Mate

Em seguida, fomos conhecer a Casa da Erva Mate, usada para fazer o famoso chimarrão, muito consumido no sul do país. Acompanhamos o processo de secagem, moagem e no final pudemos provar a bebida. As máquinas com 100 anos de idade impressionam pelo bom estado de funcionamento.

Cantina Strapazzon

Depois fomos até a Cantina Strapazzon, que serviu de cenário para o filme O Quatrilho. Lá aprendemos que cantina não significa só restaurante, e sim o local onde o vinho é produzido. Caminhamos pelo parreiral da família, vimos as barricas de armazenamento e experimentamos os vinhos produzidos por eles. Provamos também embutidos deliciosos que são vendidos na lojinha.

Vale dos Vinhedos

Casa Valduga

Depois do almoço seguimos para a Casa Valduga, primeira vinícola que visitamos. O lugar é lindo e os vinhos renomados. Ao comprar o ticket você recebe uma taça para degustação durante a visita. O tour foi guiado por um enólogo, que nos levou escada abaixo até onde as garrafas ficam armazenadas. Passamos pela área dos vinhos e dos espumantes e provamos bebidas deliciosas.

Vinícola Miolo

De lá seguimos para a Vinícola Miolo, uma das mais conhecidas do Brasil. Fomos recebidos por um enólogo que nos contou tudinho sobre a produção. Passeamos pelo parreiral, vimos os primeiros barris usados na vinícola, passamos pelo engarrafamento e chegamos na degustação. Provamos um chardonnay dos deuses!

Vinícola Cristofoli

Na sequência fomos fazer um passeio exclusivo da Vinícola Cristofoli, que possui um roteiro especial chamado Vinho e Paisagem. Fomos recebidos pela família e convidados a embarcar num reboque puxado por um pequeno trator para apreciar a paisagem da serra. Lá no alto paramos para um piquenique, com pães, geleias, embutidos e espumantes. Tudo preparado por eles, com receitas passadas de geração para geração. Depois passeamos pelo parreiral e conhecemos o cultivo das uvas. Uma experiência inesquecível!

Vinícola Salton

De lá seguimos para a Vinícola Salton, a mais antiga de Bento Gonçalves, com mais de 100 anos de tradição. Conhecemos a história da família e da empresa, passeamos pelo belo jardim, passamos pela linha de produção e fizemos uma degustação orientada. Lá os espumantes são as estrelas!

Maria-Fumaça

Apesar da fama devido as suas vinícolas, o atrativo mais visitado de Bento Gonçalves é a Maria-Fumaça, que liga a cidade à Carlos Barbosa, passando por Garibaldi.

Antes do embarque, a dica é visitar o parque temático Epopeia Italiana, que conta a história da imigração italiana na região, a partir de 1875, em cenários imersivos. O guia é também o personagem principal da história, que narra a trajetória de um jovem casal italiano, que veio para o Brasil em busca de uma vida melhor.

Escutamos o apito e corremos para não perder o trem. O trajeto é feito numa locomotiva a vapor do século XIX. São 20 quilômetros, percorridos em duas horas. A bordo são apresentadas atrações gaúchas e italianas. Eu, é claro, me esbaldei na tarantela com um velhinho simpático.

A Maria-Fumaça faz uma parada na estação de Garibaldi, onde tem música italiana, degustação de sucos, vinhos e espumantes e muitas fotos nas hortênsias que emolduram os trilhos.

Na chegada em Carlos Barbosa a melhor pedida é uma visita ao outlet da Tramontina. A sede da empresa fica lá e a loja é uma perdição para quem ama itens de cozinha, decoração e construção.

Parque de Aventuras Gasper

Para quem pensa que Bento Gonçalves é um destino só para boa mesa está muito enganado. A cidade conta com o Parque de Aventuras Gasper, onde o turista pode praticar atividades radicais, como bungee jump, rapel, tirolesa, paintball, quadriciclo e muito mais.

Como nosso tempo era curto, não pudemos desfrutar das atividades, mas vimos famílias inteiras se divertindo. Teve criança e casal saltando de bungee jump, gente fazendo rapel e muitos curiosos observando, tentando criar coragem!

Depois deste dia cheio de emoções, nosso jantar foi no restaurante Arte In Tavola, que fica no Farina Park Hotel. O lugar é super charmoso, pois fica no subterrâneo do hotel, conferindo um clima de secreto. Os pratos à la carte são muito bem servidos e melhor ainda quando acompanhados dos vinhos da região, como o delicioso Don Guerino Malbec Vintage!

Mapa dos atrativos de Bento Gonçalves

Onde comer em Bento Gonçalves

Casa di Paolo

O restaurante Casa di Paolo é meu predileto na Serra Gaúcha. O lugar tem fama de servir o melhor galeto al primo canto, acompanhado de polenta frita, massas, saladas e a irresistível sopa de capeletti!

Casa Ângelo

O restaurante Casa Ângelo fica em casa de pedras com janelas vermelhas, que se destaca no caminho e nos faz sentir dentro de um filme de época. A comida é servida em sistema de sequência, com pães, salames, polentas, sopa, saladas, massas, risotos, carnes grelhadas e sobremesas à vontade. Os imperdíveis são a polenta frita, o tortéi ao molho de tomate seco, o filé ao molho de amora e o sagu com creme. Tudo muito farto e saboroso!

Canta Maria

O restaurante Canta Maria serve rodízio de comida colonial, assim como a maioria dos restaurantes da cidade. O diferencial lá é que o lugar fica num casarão modernoso, com decoração intimista. A comida como sempre, estava impecável!

Onde se hospedar em Bento Gonçalves

Laghetto Viverone Estação

Villa Michelon

Veja mais opções de hotéis, valores das diárias e faça sua reserva aqui

Booking.com

Passeios e transfer

Giordani Turismo

www.giordaniturismo.com.br

Vale das Vinhas Turismo

www.valedasvinhastur.com.br

Viagens realizadas por Luana Bastos e Marden Couto em novembro de 2009, novembro de 2011, novembro de 2017 e dezembro de 2020